
Quais são outras fontes do Islão?
A Sunnah, Outra fonte do Islão – a prática e exemplo do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam sobre ele) é a segunda fonte de inspiração e instrução para os muçulmanos. A crença na Sunnah faz parte da fé islâmica.
A Sunnah e os ditos do Profeta foram extensivamente documentados por seus contemporâneos e são conhecidos como hadith. Aqui estão alguns exemplos de hadith do Profeta:
- “Nenhum de vós crê verdadeiramente até desejar para o seu irmão o que deseja para si mesmo.”
- “Aquele que se sacia enquanto seu vizinho passa fome não é um crente.”
- “Deus não vos julga pelas vossas formas e aparências, mas olha para os vossos corações e observa as vossas ações.”
- “Quem não expressa gratidão às pessoas nunca será grato a Deus.”
- “Mostrai misericórdia aos que estão na Terra, Aquele nos Céus mostrará misericórdia convosco.”
- “Deus é gentil e ama a gentileza.”
- “Ó Povo, ouvi-me com seriedade, adorai a Deus Todo-Poderoso, realizai as vossas cinco orações diárias, jejuai durante o mês (do Ramadão), dai caridade regular e realizai a peregrinação se puderdes…
- “Um homem caminhando ao longo de um caminho sentiu muita sede. Ao chegar a um poço, desceu nele, bebeu à vontade e subiu. Então viu um cão com a língua de fora, tentando lamber a lama para saciar sua sede. O homem percebeu que o cão sentia a mesma sede que ele tinha sentido, então desceu novamente no poço, encheu seu sapato de água e deu de beber ao cão. Deus perdoou seus pecados por essa ação.’ Perguntaram ao Profeta: ‘Ó Mensageiro de Deus, somos recompensados pela bondade para com os animais?’ Ele disse: ‘Há uma recompensa pela bondade para com todo ser vivo.’
- “Saibam que todo muçulmano é irmão de outro muçulmano. Vocês são iguais. Ninguém tem superioridade sobre os outros, exceto pela piedade e boas ações…”
- “Deixo-vos duas coisas, se as seguirem nunca se desviarão: o Livro de Deus (o Alcorão) e o meu exemplo.”
- “O mundo é verde e bonito, e Deus vos nomeou Seus guardiões sobre ele.”
- “Perdoa aquele que te prejudica; reconcilia-te com aquele que te corta; faze o bem àquele que te faz o mal; e fala a verdade, mesmo que seja contra ti mesmo.”
Porque acreditar na Sunnnah?
A base para acreditar na Sunnah está claramente fundamentada no próprio Alcorão, que ordena obediência ao Mensageiro de Allah em várias passagens.
1. Allah ordena obediência ao Profeta Muhammad ﷺ
“Ó vós que credes! Obedecei a Allah e obedecei ao Mensageiro…”
(Alcorão 4:59)
Este versículo mostra que a obediência ao Mensageiro é tão obrigatória quanto a obediência a Allah. Negar a Sunnah é, portanto, rejeitar parte da obediência que Allah exige.
2. Seguir o Mensageiro é prova de amar Allah
“Dize: ‘Se amais a Allah, segui-me, e Allah vos amará e perdoará vossos pecados.’”
(Alcorão 3:31)
Allah condiciona o Seu amor ao seguimento do Profeta ﷺ. Seguir a Sunnah é, portanto, um sinal de amor sincero por Deus.
3. A palavra do Profeta é guiada por revelação
“Ele não fala por capricho. Isso não é senão uma revelação que lhe é revelada.”
(Alcorão 53:3-4)
Esse versículo afirma claramente que as palavras do Profeta ﷺ, especialmente em assuntos religiosos, são orientadas por revelação divina. Portanto, sua Sunnah não é mera opinião pessoal, mas parte da orientação de Allah.
4. Rejeitar a Sunnah é desobedecer a Allah
“E quem desobedecer ao Mensageiro, depois de ter-lhe sido evidente a orientação, e seguir outro caminho que não o dos crentes, a Ele faremos o que escolheu e o lançaremos no Inferno.”
(Alcorão 4:115)
Allah adverte severamente contra a desobediência ao Profeta, o que mostra a gravidade de rejeitar sua Sunnah.
5. O Profeta foi enviado para explicar o Alcorão
“…e fizemos descer a ti o Lembrado (Alcorão), para que expliques às pessoas o que foi revelado para elas…”
(Alcorão 16:44)
A missão do Profeta ﷺ incluía a explicação do Alcorão. Muitas regras e princípios do Alcorão são detalhados pela Sunnah — como a forma da oração, o zakat, o jejum, entre outros. Sem a Sunnah, ou seja esta outra fonte do Islão seria impossível aplicar muitos mandamentos do Alcorão de forma completa.
Queres saber mais?
Deixe um comentário