Direitos Humanos no Islão

Os Direitos Humanos no Islão de acordo com o Alcorão, Deus criou toda a humanidade como igual e deu a cada um o direito de buscar o seu próprio destino. A vida, honra e propriedade de todas as pessoas numa sociedade muçulmana são consideradas sagradas, quer a pessoa seja muçulmana ou não. Racismo, sexismo e preconceito de qualquer tipo são inaceitáveis no Islão.
O Alcorão aborda a igualdade humana nos seguintes termos:
“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para que possais reconhecer uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, perante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado.” (Alcorão 49:13)
O direito à vida é o mais básico dos direitos humanos; o Alcorão equipara a morte injusta de uma única pessoa a matar toda a humanidade:
“E quem matar uma alma…, será considerado como se tivesse assassinado toda a humanidade.” (Alcorão 5:32)
Tratar equitativamente e proteger os direitos de cada indivíduo é a pedra angular de uma sociedade muçulmana. Deus afirma ainda no Alcorão:
“Ó crentes, sede perseverantes na causa de Deus e prestai testemunho, em prol da justiça; que o ódio aos outros não vos impulsione a serdes injustos para com eles. Sede justos, pois isso está mais próximo da piedade, e temei a Deus, pois Ele está bem inteirado de tudo quanto fazeis.” (Alcorão 5:8)
Queres saber mais?