Há Semelhanças Religiosas entre Islão e Crenças Orientais

Islão e Crenças Orientais
Islão e Crenças Orientais

Muitos dos princípios fundamentais das religiões orientais contêm ideias facilmente reconhecíveis e bastante familiares para os muçulmanos. Isso indica que as religiões orientais provavelmente têm a mesma fonte de revelações que o Islã, e as diferenças de crença podem ser influências externas sobre essa mensagem pura. Essas semelhanças formam os princípios subjacentes de uma verdade universal.

Portanto, é compreensível a postura que o Alcorão adota ao aconselhar os muçulmanos a mostrar respeito pelas crenças das pessoas que seguem até mesmo fé não abraâmica.

“E não insulteis aqueles que invocam, em vez de Deus, outros deuses, pois então, por hostilidade, sem conhecimento, insultarão a Deus.” [Alcorão 6:108]

O Hinduísmo e o Budismo possuem alguns textos antigos que estabelecem o quadro para as suas crenças. Os textos hindus mais antigos disponíveis são os cinco Vedas, e depois vêm os Upanishads, os Puranas e uma variedade de épicos, poemas e peças pós-védicos.

Aqui estão alguns versículos que destacam a própria natureza de Deus que os hindus adoram.

“Na tasya pratima asti”
“Não há semelhança com Ele” [Rigveda Livro 8, hino 1, verso 1 refere-se à Unidade e Glória do Ser Supremo.]

“shudhama poapvidham”
“Ele é sem corpo e puro.” [Yajurveda 40:8]

“Ekam evadvitiyam”
“Ele é Único, sem um segundo.” [Chandogya Upanishad 6:2:1]

Esses versículos não contradizem o Alcorão de forma alguma em relação aos atributos de Deus. Apesar dessa semelhança irrefutável em relação a quem é o Criador, influências humanas e culturais ganharam destaque ao longo dos séculos em relação a práticas e metodologias de adoração.

O Budismo permanece em silêncio sobre a questão da existência de Deus. O Budismo nasceu na sociedade hindu, onde a multiplicidade de deuses era adorada. Os primeiros textos canônicos budistas foram escritos 500 anos após a morte de Gautama Buda. Ambos esses fatores podem ter contribuído para esse silêncio sobre a existência de Deus. Outras religiões orientais, como o Confucionismo, Xintoísmo e Taoísmo, entre outras, são religiões que dependem de crenças animistas, culto aos ancestrais e culto à natureza como elementos dentro dessas crenças. Elas servem como pontos de referência para o bom funcionamento das sociedades e raramente se aprofundam nos aspectos espirituais das crenças das pessoas.

Queres saber mais?

Loading


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *