Islão e Crenças Seculares como Ateísmo e Agnosticismo

Islão e crenças seculares
Islão e crenças seculares

O ateísmo, humanismo e outras crenças agnósticas tendem a questionar a existência de um Ser Divino ou seres, ou recusam-se a aceitá-la diretamente. O ateísmo defende fortemente a ideia da não existência de Deus. Os agnósticos adotam uma abordagem mais ponderada, ficando em cima do muro, por assim dizer, e encontram consolo ao proclamar que “não sabem” se Deus existe ou que estão “procurando evidências empíricas” para a existência de um Ser Divino ou seres.

O Alcorão fala diretamente para essas pessoas e as exorta a refletir sobre a sua visão de mundo, apresentando três perguntas importantes para que ponderem.

“Ou foram criados do nada? Ou foram os próprios criadores? Ou são eles que criaram os céus e a terra? Não; a verdade é que lhes falta uma fé segura.” (Surah At-Tur 52:35,36)

É apresentado no Alcorão, três possibilidades distintas para entender a existência humana e a existência do próprio Universo. O Alcorão faz as seguintes perguntas:

1. Foram criados do nada?

Esta pergunta basicamente levanta a questão se o Universo surgiu do nada, ou se algo pode ser criado do nada. Se houvesse algo antes do Universo, o que seria e quem teria poder sobre esse algo?

2. Foram os próprios criadores?

Criar a si mesmo significaria que o criador teria de existir e não existir ao mesmo tempo. Isso é um argumento sem sentido. Portanto, para algo entrar em existência, tinha de haver a intenção de criá-lo, e, portanto, a intenção tinha de residir em algo. A intenção é o obstáculo à ideia de que algo pode se criar a si mesmo.

3. São eles que criaram os céus (céus) e a terra?

Esta proposição, por meio de implicação, pergunta se seres criados poderiam criar o Universo. Isso leva o argumento a uma regressão infinita, pois alguém poderia muito bem perguntar quem criou o ser criado até o infinito, e se essa pergunta continuar infinitamente, o Universo teria surgido? Para que ele entre em existência, deve haver a primeira causa, a causa não causada. A navalha de Occam empurraria então a ideia de que o Universo foi criado pela primeira causa, no primeiro instante.

Isso significaria que o Universo existe, que foi criado por uma Causa Não Causada, que sempre existiu, sendo a explicação mais simples e a única explicação lógica para a existência.

Fora dessas três possibilidades, o Universo não poderia ter surgido.

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