
Islão e o Cristianismo, Como o Profeta Muhammad se relacionava com os cristãos?
Diálogo Inter-Religioso entre Cristãos e Muçulmanos
O primeiro diálogo inter-religioso entre cristãos e muçulmanos ocorreu no início do Profetismo de Muhammad. O Profeta e seus companheiros foram grandemente oprimidos pelos politeístas de Meca. Muhammad enviou alguns dos seus seguidores em busca de refúgio com o Negus da Abissínia – um rei cristão justo. Ele ouviu o emissário do Profeta com grande respeito e admiração, especialmente pela descrição corânica de Maria e Jesus. Essa descrição levou o rei a afirmar que isso realmente era uma revelação de Deus, e ele concedeu aos muçulmanos o asilo que procuravam.
O Profeta Muhammad reconheceu os cristãos como um dos “Povos do Livro”. Ele tratou-os com respeito e bondade, fez tratados com as várias tribos cristãs e assegurou-lhes a liberdade para praticarem a sua fé e determinar os seus próprios assuntos enquanto viviam sob a lei islâmica.
Um exemplo notável é quando uma grande delegação de cristãos de Najran visitou o Profeta em Medina. Ele recebeu-os com grande hospitalidade, e eles ficaram na Mesquita do Profeta. Quando quiseram sair da Mesquita e ir para fora para realizar os seus serviços na igreja, o Profeta surpreendeu-os oferecendo o uso de sua Mesquita.
Embora não tenham chegado a um acordo sobre todos os assuntos de fé, deixaram Medina com um tratado de paz e cooperação dado pelo Profeta. Esses e outros incidentes semelhantes servem como exemplos para muçulmanos e cristãos buscarem melhores relações inter-religiosas.
Queres saber mais?