Islão pelo mundo e as Suas Contribuições

A comunidade muçulmana continuou a crescer após a morte de Muhammad. Em poucas décadas, um grande número de pessoas em três continentes – África, Ásia e Europa – escolheu o Islão como seu modo de vida.
A rápida e pacífica propagação do Islão foi impulsionada pela pureza de sua doutrina, que preconiza a fé em um único Deus. Entretanto conceitos islâmicos de justiça e liberdade contribuíram para a formação de uma comunidade unida e pacífica. À medida que milhões abraçavam o Islão, eles trouxeram consigo a herança de civilizações antigas, como o Egito, a Grécia, a Índia, Pérsia e Roma. Então a síntese de ideias orientais e ocidentais resultou em avanços significativos em diversos campos.
Estudiosos que trabalhavam na tradição islâmica desenvolveram-se e destacaram-se em arte, arquitetura, astronomia, geografia, história, línguas, literatura, matemática, medicina e física. Muitos sistemas cruciais, como a álgebra, os números arábicos e o conceito de zero, fundamental para o avanço da matemática, foram formulados por estudiosos muçulmanos e compartilhados com a Europa medieval. Essa partilha de conhecimento foi uma causa direta do Renascimento.
No entanto muçulmanos inventaram instrumentos sofisticados que possibilitaram futuras viagens europeias de descoberta, como o astrolábio, o quadrante e mapas de navegação detalhados.
Figuras Notáveis da Ciência Islâmica
- Ibn Hayyan (Geber, 738-813) – Conhecido como o pai da química.
- Al-Khawarizmi (Algorizm, 750-850) – Inventou a álgebra e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da trigonometria, cálculo e no uso de algoritmos, com base nos quais os computadores modernos funcionam.
- Ibn Firnas (falecido em 888) – Desenvolveu a mecânica do voo antes de Da Vinci; também construiu um planetário.
- Al-Razi (Rhazes, 864-930) – Um grande médico que identificou e tratou a varíola.
- Al-Zahravi (Albucasis, 936-1013) – Reconhecido como o pai da cirurgia moderna.
- Ibn Sina (Avicenna, 981-1037) – Médico muito conhecido, autor do “Cânon da Medicina” e do “Livro da Cura”. Seus escritos foram considerados autoridade em medicina por mais de quinhentos anos.
- Al-Idrisi (Dreses, 1099-1166) – Fez os primeiros mapas mundiais que mostravam claramente a América do Norte, Central e do Sul.
- Ibn Rushd (Averróis, 1128-1198) – Grande filósofo, astrônomo e médico.
- Ibn Batuta (1304-1378) – Ávido viajante mundial, escritor e geógrafo; visitou a maioria do mundo conhecido, desde a Espanha até partes da África e China.
Queres saber mais?