A Mãe de Jesus

Os muçulmanos respeitam e admiram Maria. Maria, mãe do profeta Jesus (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre eles), é a única mulher que deu nome a um capítulo do Alcorão. Ela era o ideal da feminilidade: um pilar de força e coragem; conhecedora e sábia; compassiva e gentil.
O nome Maria veio da família de Imran, um descendente de Aarão, irmão de Moisés. Ela cresceu aos cuidados de seu tio, o profeta Zacarias, um sacerdote do templo e pai de João Batista. Deus fala de Maria no Alcorão nos termos mais nobres:
“Recorda-te de quando os anjos disseram: ‘Ó Maria! Deus te escolheu e te purificou, e te escolheu acima de mulheres de todas as nações…
“E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus. Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos. Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é.” (Alcorão 3:42,45-7)
O Alcorão fala ainda de Maria:
“E quando concebeu, retirou-se, com um rebento a um lugar afastado. As dores do parto a constrangeram a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida. Porém, chamou-a uma voz, junto a ela: Não te atormentes, porque teu Senhor fez correr um riacho a teus pés! E sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras maduras e frescas. Come, pois, bebe e consola-te; e se vires algum humano, fá-lo saber que fizeste um voto de jejum ao Clemente, e que hoje não poderás falar com pessoa alguma. Regressou ao seu povo levando-o (o filho) nos braços. E lhes disseram: Ó Maria, eis que fizeste algo extraordinário! Ó irmão de Aarão, teu pai jamais foi um homem do mal, nem tua mãe uma (mulher) sem castidade! Então ela lhes indicou que interrogassem o menino. Disseram: Como falaremos a uma criança que ainda está no berço? Ele lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta. Fez-me abençoado, onde quer que eu esteja, e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver. E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde. A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado.” (Alcorão 19: 22-33)
Queres saber mais?